Visita à Câmara de Ourém

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Resultados gráficos dos inquéritos efectuados ao 11º e 12º anos

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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

1ª Saída de campo à Universidade de Coimbra


No passado dia 20 de Dezembro de 2010 tivemos a nossa primeira saída de campo à Universidade de Coimbra. A Dra. Ana Bastos, investigadora do projecto Safespeed, um projecto que está a ser desenvolvido pelas Universidades de Coimbra, do Minho e do Porto, explicou-nos em que consiste este projecto e quais os objectivos do mesmo. O desenvolvimento deste projecto veio ao encontro do problema que se verifica principalmente nas estradas nacionais, regionais e municipais, um problema de ordenamento do território onde por vezes não se consegue definir com facilidade o início e o fim de uma localidade. Além deste problema de ordenamento de território existe outra dificuldade que é o facto de existirem demasiados sinais nas estradas portuguesas, sinais esses que acabam por não ser respeitados pelos condutores. A questão do projecto vem neste enquadramento: o que é que se pode fazer numa estrada para que o condutor perceba que está a entrar numa zona de transição ou num espaço urbano e com isso alterar naturalmente o seu comportamento, não à custa de sinais mas com alterações a infra-estruturas e ao ambiente rodoviário. Um dos objectivos do projecto é desenvolver um modelo matemático que determina a velocidade mais adequada para certos locais consoante aquilo que apresentam (número de rotundas, cruzamentos).
O projecto Safespeed encontra-se reunido em três fases: a primeira, a cargo da Universidade do Minho, visto que esta zona é muito afectada pelos acidentes rodoviários, procura analisar os acidentes, onde e porque é que ocorrem e modelá-los através de modelos matemáticos que permitem definir a velocidade ideal, tendo em conta as características da estrada. Na segunda fase, a Universidade do Porto procura perceber os factores que afectam a velocidade no condutor, perceber qual é o efeito das características básicas da estrada no comportamento do condutor e em particular na sua velocidade. Na terceira e última fase a cargo da Universidade de Coimbra é a fase mais visível pois consiste em aplicar soluções nos locais mais problemáticos e estudados.

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Slide realizado no Dia Europeu da Prevenção Rodoviária

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